
James Clerk Maxwell
James Clerk Maxwell nasceu a 13 de junho de 1831 em Edimburgo, Escócia e morreu a 5 de novembro de 1879 em Cambridge, Inglaterra. Maxwell foi um físico e matemático que é geralmente lembrado como o cientista do seculo XIX que mais influenciou a física do seculo XX.
Este com dezasseis anos ingressou na Universidade de Edimburgo onde mostrava ser um excelente aluno. Já em 1950, foi estudar na Universidade de Cambridge, onde estudou com o matemático William Hopkins. Formou-se no ano de 1854, ou seja, com vinte e três anos de idade.


Maxwell ganhou o “Prêmio Smith” no ano 1854. Em 1859 recebeu o prémio Adams por um artigo sobre a estabilidade dos anéis de Saturno, em que demonstra que estes eram constituídos por pequenas partículas. Entre 1855 e 1872 Maxwell publicou diversas investigações sobre a perceção das cores que lhe rederam a medalha Rumford da Royal Society em 1860.
A imagem da esquerda é a estatua de James Clerk Maxwell em Edimburgo, Escócia.
A imagem da direita foi a primeira fotografia colorida, feita por Maxwell, em 1861.
“O Tratado Sobre Eletricidade E Magnetismo” e “As Equações de Maxwell” são resultado da notável pesquisa de Maxwell sobre o eletromagnetismo.

O Tratado Sobre Eletricidade E Magnetismo

A Treatise on Electricity and Magnetism (Título Original) é uma dissertação sobre eletromagnetismo escrita por James Clerk Maxwell em 1873 e que está dividida em dois volumes.
Esta obra pode ser dividida em duas partes. A primeira remete para aspetos gerais do eletromagnetismo, tais como a teoria de campo para a eletricidade baseada em conceitos de carga e corrente; e a essência da teoria eletromagnética da luz. Já a segunda parte lida com temas pouco estudados da época, como por exemplo teorias especiais de magnetização e a rotação do plano de polarização da luz na presença de um campo magnético.

Equações de Maxwell

As Equações de Maxwell são um conjunto de quatro equações que do ponto de vista da física clássica descrevem as leis fundamentais da eletricidade e do magnetismo e que podem ser escritas sob a forma diferencial ou integral.
Segundo as demonstrações formuladas por
Maxwell, podemos concluir que estes dois
fenómenos (elétricos e magnéticos)
possuem aspetos eletromagnéticos
complementares e que os campos elétricos e
magnéticos se propagam em forma de ondas
e com velocidade constante.